

A Associação de Ativos, Inativos e Pensionistas das Polícias Militares, Brigadas Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (ASSINAP), repudia as declarações do Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, sobre a Polícia Militar e seus agentes.
Durante um evento onde falou para uma plateia de cerca de 80 servidores, o prefeito Marcelo Crivella afirmou que o Rio é “uma esculhambação completa” e que PMs sobem o morro para pegar arrego, o que chamou de “o troco da cocaína”. A Associação quer que o prefeito faça uma retratação pública e que no prazo de 72 horas, informe os nomes dos policiais que agem aceitando suborno (“pedindo arrego”, segundo suas palavras), para que sejam tomadas as providências devidas. Deduz-se que se o prefeito acusou é porque deve ter provas contundentes. Não se pode comprometer toda Corporação pelo suposto erro de alguns.
Caso nada seja feito por parte do Prefeito, a ASSINAP, entidade com mais de 30 mil associados, irá entrar com uma ação criminal em face do prefeito por suas declarações. O prefeito se comportou de forma totalmente irresponsável e inapropriada para o cargo que ocupa, ofendendo uma categoria essencial para a vida nas grandes cidades, especialmente o Rio de Janeiro. As declarações se tornam ainda mais graves por ser ele o gestor público de um município que possui acordo com a Polícia Militar para o policiamento de vários bairros da cidade pelo Programa Segurança Presente/Sociedade Segura.
Miguel Cordeiro – Presidente da ASSINAP